DEPRESSÃO: 2/6

Se na Depressão o fator biológico é o grande vilão contra o qual pouco se pode fazer para evitar, o fator Espiritual, ao contrário, pode vir a ser o grande remédio protetor.

A Fé em DEUS conforta e reforça a Fé e a confiança em si mesmo, combatendo os núcleos da baixa auto-estima. A Religiosidade autêntica permite aceitar melhor as doenças, as perdas e os sofrimentos, pois, amplia a consciência de que tudo é temporário e que nenhuma se eterniza.

SUICÍDIO - INFORMAR PARA SALVAR VIDAS.

HOME - Slides 01 a 04

Slides 05 a 08

Slides 09 a 12

Slides 13 a 16

Slides 17 a 20

Slides 21 a 24

Depressão, na visão Científica.

         A Depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido Patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

(Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao)

O grande problema, em casos de Depressão, é tirar o doente de seu estado Letárgico*.
 (*Fig. Sono profundo, desinteresse, indiferença, apatia, estado de abatimento moral ou físico, falta de ação, inércia, torpor, etc.)

SLIDE 05-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Científica.

Causas:

           A Depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (Serotonina, Noradrenalina e em menor proporção, Dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.

Nota: A prevalência (número de casos numa população) da Depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida. (Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao)

Nota: Em 68 estudos (grupos) que examinaram DEPRESSIVOS, 84% mostraram baixas taxas de suicídio ou atitudes negativas entre os mais religiosos. http://pt.scribd.com/doc/52451865/A-espiritualidade-no-cuidado-com-o-paciente#scribd

SLIDE 06-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Científica / Espírita.

De uma forma geral, alguns cuidados essências para com o depressivo:

01 – Aconselhar a realização de tratamentos, tanto Médico, como Espiritual.

02 – Evitar deixar o depressivo sozinho, principalmente no(s) estado(s) agudo(s) da doença (Depressão).

03 – Levá-lo periodicamente ao Médico (Psiquiatra), Psicólogo e/ou Terapeuta.

04 – Lembrá-lo sempre de tomar a medicação prescrita e o que lhes for
recomendado (exercícios / hidroginástica, etc.).

05 – Não deixar a mãos do depressivo, remédios em quantidade, substâncias tóxicas, inseticidas, facas, tesouras, estiletes, cordas/cintos, armas de fogo, etc. (Revistar bolsas, sacolas, armários, gavetas, guarda-roupas, etc., nestes casos a segurança está acima da ética).

06 – Colocar em casa, nas dependências utilizadas pelo depressivo, “Serve para Idosos, também” em banheiros e quartos, fechaduras que possam ser abertas por fora, ou pequenos ferrolhos.

07 – Evitar levar o depressivo para lugares altos, de onde ele possa pular, e cometer SUICÍDIO.

Importante! Faça da família e amigos do paciente os
verdadeiros parceiros no acompanhamento do mesmo.

SLIDE 07-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Científica.

NOTA

A Organização Mundial de Saúde esclarece: A maioria dos Suicídios foi precedida por avisos ou sinais, sejam verbais ou comportamentais. Há alguns casos em que Suicídios acontecem sem qualquer aviso. Mas é importante entender o que são os sinais e procurar por eles. Prevenção e acesso a suporte emocional no momento certo pode prevenir Suicídios:

Melhor dormir, dormir, e não acordar   mais.

Se houver um acidente, um desastre, é melhor que Deus me leve logo, só assim acabava com meu sofrimento.

Cansado de estar sozinho.

Me odeio!

Estou deprimido(a).

Ajude-me!

(E muitos outros ...)?

Não agüento mais essa vida.

Isso são alertas, pois o estágio seguinte, a idéia de Suicídio, que começa com insinuações  e fantasias de autoaniquilamento, terminará numa tentativa de Suicídio, se nada for feito em termos de ajuda. Todo deprimido está sujeito a um impulso Suicida.

Quando a ideação suicida torna-se grave a
internação é o recurso mais propicio.

SLIDE 08-(Continua no próximo SLIDE)

COMENTÁRIOS:

SLIDE 06: A - A Depressão não tem hora nem lugar para aparecer. Pode surgir em qualquer pessoa independente do sexo, idade, condição social ou econômica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2030 a Depressão será a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.
B - Por diversos motivos, a religião foi usada, e ainda é usada como fator moralizante e  como um freio aos excessos  praticados pelo ser humano. As religiões de modo geral, apontam para algo essencial que possa nortear a vida.

SLIDE 07: A - Se você conhece alguém que tenha Depressão, ajude esta pessoa. Ajude mesmo, no sentido literal. Muitas vezes a pessoa se recusa a ir a um Psiquiatra, mas, não espere que ela marque a consulta “com o Psiquiatra”: marque para ela, e acompanhe esta pessoa no dia da consulta, com todo amor, com todo acolhimento que ela precisa.

HOME - Slides 01 a 04

Slides 05 a 08

Slides 09 a 12

Slides 13 a 16

Slides 17 a 20

Slides 21 a 24

Fale Conosco pelo e-mail: alexbarocha@hotmail.com - COPYRIGHT: 2015 / 2017.

Você que é ESPÍRITA, adquira o livro  abaixo e leia-o atentamente; é muito importante que: questione, concorde, discorde, critique, elogie, e auto se analise.

Livro: ESPIRITISMO! O GRANDE DESCONHECIDO DOS ESPÍRITAS. = Autor: J. Herculano Pires

TOPO