DEPRESSÃO: 3/6

Uma pergunta que as pessoas freqüentemente fazem diante de um deprimido é: "Como pode estar deprimido se tem tudo, não lhe falta nada?" Se pertencer a alguma congregação religiosa, então a perplexidade ainda é maior: "Como pode ficar assim deprimido se tinha tanta fé? Isso é falta de DEUS no coração, é falta de orar e vigiar;" as pessoas ao fazerem estes julgamentos (um tanto quanto levianos), mesmo no intuito de querer ajudar, demonstram não ter nenhum conhecimento do que venha a ser "Depressão".

SUICÍDIO - INFORMAR PARA SALVAR VIDAS.

HOME - Slides 01 a 04

Slides 05 a 08

Slides 09 a 12

Slides 13 a 16

Slides 17 a 20

Slides 21 a 24

Depressão, na visão Científica.

Alguns Sintomas de Depressão: “Comportamentais”

1 - Irritabilidade, ansiedade e angústia.

2 - Desânimo e cansaço fácil.

3 - Desinteresse, falta de motivação e apatia. (Tristeza)

4 - Sentimentos de medo, insegurança, desespero, desamparo e vazio.

5 - Pessimismo, baixa autoestima, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte. (medo de morrer)

6 - Insônia (dificuldade de conciliar o sono), despertar matinal precoce, ou aumento do sono.

7 - Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, diarréia, dor decabeça ou no corpo. – “Fibromialgia”.

8 - A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio.

Para ver a matéria completa “Sintomas de Depressão” no Site Minha Vida, clique no link:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao#top2

Outras dolorosas conseqüências orgânicas, como: anorexia, impotência, frigidez,  agitação motora, gastrite, etc. - Autor: Terapeuta  americano Alexander Lowen.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, globalmente apenas uma pequena proporção dos pacientes com depressão tem acesso a tratamento.

SLIDE 09-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Científica.

ATENÇÃO: Em virtude da gravidade dos fatos, se faz necessário, em caráter de urgência, o uso estratégico da MÍDIA para campanhas preventivas.

Campanhas nas Igrejas, Escolas, Associações, ONGs, etc., que problematizem o assunto, de forma a desconstruir tabus e facilitar a prevenção. - Fontes: (Conselho Federal de Medicina (CFM) - Brasília, 2014.) e (Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).) – Esta campanha poderia ser, também, extensiva aos Centros Espíritas; por que não?

REFORÇANDO: Não destacar esse tipo de assunto com manchetes e fotos, não informar o meio empregado para consumar o SUICÍDIO, não enaltecer as qualidades morais do SUICIDA. Autor: André Trigueiro.

SLIDE 10-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Espírita.

Suicídio “Sérgio Lopes”. (Vídeo = 03 minutos)

Clique no link abaixo, e assista o vídeo:

http://www.kardec.tv/video/voce-pergunta/853/voce-

pergunta-sergio-lopes-responde-074

SLIDE 11-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Espírita.

CONCEITO:

          A Depressão tem a sua Gênese no Espírito, que reencarna com alta dose de culpa, quando passando pelo processo da evolução sob fatores negativos que lhe assinalam a marcha e de que não se resolveu por liberar-se em definitivo. Com a consciência culpada, sofrendo os gravames que lhe dilaceram a alegria íntima, imprimem nas células os elementos que as desconectam, propiciando, em largo prazo, o desencadeamento dessa psicose que domina uma centena de milhões de criaturas na atualidade. (Mens. extraída da obra "Receitas de Paz” - Joanna de Ângelis / Divaldo Pereira Franco.)

“Não façais aos outros o que não quereis que os outros vos façam.”

Influência dos Espíritos em nossos Pensamentos e atos:

A influência dos Espíritos sobre os nossos pensamentos e atos é tão grande que, de ordinário, são eles que nos dirigem. Essa influência pode ser boa ou má, oculta ou  ostensiva, fugaz ou duradoura. Em qualquer situação fica claro que a influenciação se concretiza através da sintonia que se estabelece.

SLIDE 12-(Continua no próximo SLIDE)

COMENTÁRIOS:

SLIDE 09: A - Meus Irmãos, é bom ressaltar que esse trabalho tem a finalidade de exortar e aguçar os nossos sentidos para que possamos notar de forma natural e espontânea sinais, sejam verbais ou comportamentais, em pessoas de nossa convivência que pensam e tentam se auto-aniquilarem (Suicidarem-se); às vezes os fatos estão acontecendo a nossa frente, mas, passam despercebidos pelos nossos sentidos (ver comentário do slide 17); e nunca, jamais fazer com que as pessoas adquiriram algum tipo de psicose (Idéia fixa) a respeito do assunto, muito pelo contrário, o fato de contribuir para que nossos irmãos não cometam o Suicídio é antes de tudo, um ato de caridade, e a consciência do dever cumprido perante a si e sobretudo a “DEUS”.

 SLIDE 09: B - 24/08/15 - Com reforma, número de leitos psiquiátricos no SUS caiu 40% = Em nove anos, o número de leitos psiquiátricos no Sistema Único de Saúde (SUS) diminuiu quase 40%. Em 2006, havia 40.942 leitos em 228 hospitais psiquiátricos. Atualmente, existem aproximadamente 25 mil leitos psiquiátricos do SUS em 166 hospitais no país.

SLIDE 12
:
O sublime da Doutrina CRISTÃ foi tomar o direito pessoal por base do direito do próximo.
NOTA: No uso do seu livre-arbítrio, o Ser Humano tem plena consciência quando pratica o bem ou o mal para com o Próximo, sendo desta forma responsável pelas suas atitudes, não cabendo justificativas, tais como: eu não sabia, ninguém me disse nada, etc.; para evitar isto bastaria usar a máxima: Não façais aos outros o que não quereis que os outros vos façam. O critério da verdadeira justiça é de fato o de se querer para si o que se deseja para os outros.

HOME - Slides 01 a 04

Slides 05 a 08

Slides 09 a 12

Slides 13 a 16

Slides 17 a 20

Slides 21 a 24

Fale Conosco pelo e-mail: alexbarocha@hotmail.com - COPYRIGHT: 2015 / 2017.

Você que é ESPÍRITA, adquira o livro  abaixo e leia-o atentamente; é muito importante que: questione, concorde, discorde, critique, elogie, e auto se analise.

Livro: ESPIRITISMO! O GRANDE DESCONHECIDO DOS ESPÍRITAS. = Autor: J. Herculano Pires

TOPO