DEPRESSÃO: 5/6

A falta de aceitação social da doença depressiva é tamanha que beira o preconceito. Nas classes mais incultas da população, é negada e tida como "frescura", preguiça, indolência, falta do que fazer. Nestes casos, a Depressão só vem a ser diagnosticada após o suicídio do enfermo, ou quando este sucumbe ao leito, incapacitado para o que seja, após ter penado em intenso e desnecessário sofrimento e passado por perdas financeiras, ocupacionais ou emocionais de monta.

SUICÍDIO - INFORMAR PARA SALVAR VIDAS.

HOME - Slides 01 a 04

Slides 05 a 08

Slides 09 a 12

Slides 13 a 16

Slides 17 a 20

Slides 21 a 24

Depressão, na visão Espírita.

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec = Pergunta 944:

O Homem tem o direito de dispor da sua própria vida? - Não; somente DEUS tem esse direito. O suicídio voluntário é uma transgressão dessa lei.

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec = Pergunta 947:

O homem que se vê às voltas com a necessidade e deixa morrer de desespero pode ser considerado como suicida? - É um suicida, mas os que o causaram ou que o poderiam impedir são mais culpáveis que ele, a quem a indulgência espera. Não acrediteis, porém, que seja inteiramente absolvido se lhe faltou a firmeza para sair das dificuldades. .....

A Desobsessão é terapia especializada da Casa Espírita
mas, o processo implica em reforma moral do obsidiado.

SLIDE 17-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Espírita.

SUICÍDIO – UMA VISÃO ESPÍRITA

Não há esperança de recuperação para o Suicida?

R: Claro que há – total! Deus é Amor e Ele outorga a todas as Criaturas a maior expressão da Sua Bondade Infinita: a possibilidade de os Seres evoluírem sempre, incessantemente; permite que as existências se sucedam ofertando as oportunidades infinitas de reajuste e reforma; e isso é possível através do mais efetivo veiculo da Lei de Evolução: a Reencarnação.

Portanto, os familiares do Suicida de ontem ou de hoje não se exasperem, ao contrário, mantenham viva a esperança de que é possível a remissão das faltas e que o Pai de Misericórdia propiciará os meios de fazer com que o próprio autor do ato extremo se reconheça Espírito Eterno e Indestrutível. Não será demais que se lhes repita: Deus é Bondade Infinita e, portanto, não permite que Suas Criaturas sofram indefinidamente e que esse sofrimento poderá ser abreviado mais rapidamente mercê de Orações sinceras e cheias de Amor de todos quantos querem que se restabeleça o Bem. (Fonte: Francisco Aranda Gabilan.)

 

É imprescindível: “Manter sempre
sintonia mental com Deus,
fonte do poder”

SLIDE 18-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Espírita.

É de Responsabilidade, Prova de Amor e Abnegação dos Pais e demais Familiares DESPERTAR e FORTALECER nos seus Filhos, (Crianças e Adolescentes) e em si mesmos, a FÉ em DEUS, o melhor e mais eficaz ANTÍDOTO contra o SUICÍDIO, em todas as faixas etárias e circunstâncias.

Cultive o hábito da oração. A prece sincera e contrita, é Luz na defesa do corpo e da alma; outro poderoso ANTÍDOTO contra o SUICÍDIO.

“Meus  Irmãos, um  novo mandamento vos  dou: Que  vos  ameis  uns  aos outros; fazendo  isto  todos conhecerão que  sois  meus  Discípulos.” JESUS – (João Cap. 13: 34.35)

(SEJA UM MULTIPLICADOR , NO COMBATE AO SUICÍDIO)

SLIDE 19-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Espírita.

Finalizamos com o Senhor Jesus, o Médico de nossas almas, quando nos convidou ao caminho de retorno ao seio do Pai com o: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas; porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus, 11:28 a 30) - Fonte: Dr. Jaider R. de Paula.

Cultive o hábito da oração. A prece sincera e contrita, é Luz na defesa do corpo e da alma; outro poderoso ANTÍDOTO contra o SUICÍDIO.

SLIDE 20-(Continua no próximo SLIDE)

COMENTÁRIOS:

SLIDES 17: B - Quem conhece famílias que tiveram a desdita de ter parentes que cometeram SUICÍDIO sabe que o sofrimento é de dilacerar o Coração, isto até para outras pessoas que presenciam este sofrimento, são anos de profunda angustia, ao ponto, às vezes de desestruturar toda a família, acometendo os seus membros de possíveis doenças, entre elas a própria depressão; a dor, e a constante lembrança de como se deu o fato, parece dar a entender que os familiares do Suicida auto se culpam pelo o ocorrido. È comum se ouvir frases dos parentes dos Suicidas, tais como: A – Agora é que eu percebo que “Fulano(a)” ultimamente andava muito triste. B – É, realmente “Fulano(a)” ultimamente só queria estar deitado, sem coragem pra nada. C – O comportamento dele(a) estava muito diferente, esquisito, etc.
(Aqui cabe também, observação citada anteriormente: às vezes os fatos estão acontecendo a nossa frente, mas, passam despercebidos pelos nossos sentidos... – em comentários do SLIDE 09).

SLIDE 18: A - O Livro dos Espíritos: Pergunta 936. = Como as dores inconsoláveis dos que ficam na Terra afetam os Espíritos que partiram?
          - O Espírito é sensível à lembrança e às lamentações daqueles que amou, mas uma dor incessante e desarrazoada o afeta penosamente, porque ele vê nesse excesso uma falta de fé no futuro e de confiança em DEUS, e por conseguinte um obstáculo ao progresso e talvez ao próprio reencontro com os que deixou.
B - Lembremos com JESUS – (*) “Não se turbe o vosso coração, credes em DEUS, crede também em Mim” (*) João, 14:1 – Como um aceno de esperança, estes pacientes, tendem com muita facilidade aceitarem a idéia Reencarnante.

SLIDE 19:
Nota: Senhores (PAIS), todos os caminhos deste trabalho demonstram que a Evangelização é a base na formação Ética, Social e Moral do Cidadão, daí a necessidade de se efetuar campanhas que comclamem as nossas crianças e adolescentes a participarem em maior número possível da Evangelização; sem dúvida mais um grande desafio da Doutrina Espírita. (Por vias indiretas é um grande antídoto contra o Suicídio).

HOME - Slides 01 a 04

Slides 05 a 08

Slides 09 a 12

Slides 13 a 16

Slides 17 a 20

Slides 21 a 24

Fale Conosco pelo e-mail: alexbarocha@hotmail.com - COPYRIGHT: 2015 / 2017.

Você que é ESPÍRITA, adquira o livro  abaixo e leia-o atentamente; é muito importante que: questione, concorde, discorde, critique, elogie, e auto se analise.

Livro: ESPIRITISMO! O GRANDE DESCONHECIDO DOS ESPÍRITAS. = Autor: J. Herculano Pires

TOPO