DEPRESSÃO: 6/6

Se você atravessa uma Depressão, não se culpe, por mais que suas emoções lhe arrastem a isto. Se for um ente querido que se encontre imerso nesta escura e fria noite da alma, não julgue, não condene. Apenas compreenda e ame. É agora que ele mais necessita do seu amor.

Obs.: Depressão = Quadros 01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06. Autor: Luiz Antônio de Paiva, médico psiquiatra e membro da Associação Médico-espírita de Goiás.

SUICÍDIO - INFORMAR PARA SALVAR VIDAS.

HOME - Slides 01 a 04

Slides 05 a 08

Slides 09 a 12

Slides 13 a 16

Slides 17 a 20

Slides 21 a 24

Depressão, na visão Espírita.

SUGESTÕES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NOS

CENTROS ESPÍRITAS: 01/02

01 – Campanhas intensivas para estimular os Pais a Evangelizarem os seus filhos (crianças / adolescentes).

02 – No Atendimento Fraterno, quando se tratar de pessoas Deprimidas, efetuar pesquisas para se traçar um roteiro que defina a melhor forma de atuação com estas pessoas, lembrando que neste contato direto possibilita-se o desabafo de quem esteja pensando em abandonar a vida pelo autoextermínio; dessa forma pode-se dizer que neste instante está começando o trabalho de prevenção ao suicídio. (Preservar a identidade e as informações fornecidas). Nota: Quando possível adotar outras medidas de combate ao Suicídio, a exemplo do CVV – Centro de Valorização da Vida.

(http://www.cvv.org.br/site/conheca.html).

03 – Campanhas por Polos “Espíritas” - Aumentando o número de palestras e seminários sobre a Depressão e suas conseqüências, nos Centros Espíritas, fazendo de cada ouvinte um multiplicador no combate ao Suicídio.

04 – Criar grupos de autoajuda com o título de “DA” Depressivos Anônimos, etc.

SLIDE 21-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Espírita.

SUGESTÕES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NOS

CENTROS ESPÍRITAS: 02/02

05 – Distribuição de mensagens, independente de Credo Religioso, focando temas diversos, a exemplo de: “SUICÍDIO – INFORMAR PARA SALVAR VIDAS”.

06 - Usar o máximo as redes sociais, a exemplo do Face book, com mensagens objetivas a respeito do assunto “SUICÍDIO – INFORMAR PARA SALVAR VIDAS”, e outros; de uma maneira geral fazer bastante uso da Internet.

07 Atenção: Doação de Medicamentos, dentro da validade, que deixaram de ser usados, não os jogue fora, entregue-os nos Postos de atendimento da Rede Pública ou nas Farmácias Voluntárias para distribuição gratuita, desde que obedecidos os procedimentos legais.

08 – Espiritismo e Cidadania.

09 – Caixa de Sugestões.

SLIDE 22-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Científica / Espírita.

SUICÍDIO – INFORMAR PARA SALVAR VIDAS.

A Organização Mundial de Saúde esclarece: A maioria dos Suicídios foi precedida por avisos ou sinais, sejam verbais ou comportamentais. É importante entender o que são os sinais e procurar por eles. = Prevenção e acesso a suporte emocional no momento certo pode prevenir Suicídios:

Verbais: Melhor dormir, dormir,

e não acordar mais.

Se houver um acidente, um desastre é melhor que Deus me leve logo, só assim acabava com meu sofrimento.

Cansado de estar sozinho.

Odeio-me!

Estou deprimido(a).

Ajude-me!

Preciso falar com alguém.

Não agüento mais essa vida.

(E muitos outros ...)?

Isso são alertas, pois o estágio seguinte, a idéia de Suicídio, que começa com insinuações e fantasias de autoaniquilamento, planejamento da melhor forma de se matar, que terminará numa tentativa de Suicídio, se nada for feito em termos de ajuda. Todo deprimido está sujeito a um impulso Suicida.

Comportamentais: Irritabilidade, ansiedade, ruína, angústia, desespero, baixa autoestima, fracasso, tristeza, medo de morrer, desamparo, vazio, etc. (A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio).

Seja um multiplicador no combate ao Suicídio. - Vide-verso - CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.  Acesse o Site abaixo, e veja todos os CAPS da Paraíba e do Brasil.

SLIDE 23-(Continua no próximo SLIDE)

Depressão, na visão Científica / Espírita.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Postos de: Atendimento PSIQUIÁTRICO da Rede Pública, na Cidade de João Pessoa/PB = Estaduais: 1º - Ambulatório Psiquiátrico Juliano Moreira - Av. Dom Pedro II, 1826 – Torre – (83) 3218-7561 - Dir. 3218-7569. Outras informações: 1ª. Gerência Regional de Saúde - Av. Dom Pedro II, 1826, Torre – CEP: 58040.440 – João Pessoa – Fones: (83) 3218-7754 / 3218-7758. SITE: http://www.saude.pb.gov.br/

Municipais: 1º - Centro de Apoio Psicossocial – CAPS II Caminhar - R. Paulino Santos Coelho, S/N – Bancários – (83) 3218-5914. = 2º - Centro de Apoio Psicossocial Infanto-juvenil. Cirandar - AV. Gouveia Nóbrega, S/N – Roger - ((83) 3214-6079. = 3º - Centro de Apoio Psicossocial (CAPS III) - R. Saffa Said Abel da Cunha, 326 – Tambauzinho – (83) 3211-6700. Outras informações: Secretaria Municipal de saúde - Av. Júlia Freire, s/n – Torre – João Pessoa/PB. Horário de Atendimento: De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00 Telefones: (83) 3214-7947 / 3214-7970 – E-mail: ascomsaudejp@gmail.com - (SAMU = Telef. 192.)
SITE:
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/saude/

Obs.: Alguns antidepressivos, ansiolíticos e outros medicamentos são distribuídos de forma gratuita na rede Pública de Saúde, desde que de posse da prescrição médica (receita) emitida com o nome do princípio ativo do medicamento, aproveite para se informar dos locais a onde adquiri-los; esse tipo de receita é importante porque se não encontrá-los na Rede Pública, os remédios (Genéricos) podem ser comprados bem mais baratos nas farmácias.

Atenção: Medicamentos que não estejam vencidos e deixaram de ser usados, não os jogue fora, doe-os nos Postos de atendimento da Rede Pública ou nas Farmácias Voluntárias, para serem distribuídos de forma gratuita, desde que obedecidos os procedimentos legais.

http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/capsparaiba.php

SLIDE 24

COMENTÁRIOS:

SLIDES 21: O livro, VIVER é a Melhor Opção (A prevenção ao SUICÍDIO no Brasil e no mundo) – Autor: André Trigueiro, recebeu o reconhecimento de Suicidólogos, Psicólogos, Psiquiatras, que destacam o talento do jornalista André Trigueiro Mendes para escrever sobre tão delicado tema. Como pessoas com este tipo de problema nos procuram diariamente na Casa Espírita, seria um livro interessante para ser estudado e discutido pelas equipes de ATENDIMENTO FRATERNO ou ACOLHIMENTO. - Fonte: Caderno Fraterno = Maio / Junho 2015.

SLIDES 24
:
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.
http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/capsparaiba.php (Paraíba e Brasil)*
http://www.spdmpais.org.br/site/institucional/o-que-fazemos/53-caps-centro-de-atencao-psicossocial.html (home)*

Depressão “Divaldo Franco”. (Vídeo = 14 minutos)

 Clique no link abaixo, e assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=vXQrSg09POI

HOME - Slides 01 a 04

Slides 05 a 08

Slides 09 a 12

Slides 13 a 16

Slides 17 a 20

Slides 21 a 24

ANÁLISES ESPÍRITAS:

Sem estudar a fundo a Doutrina Espírita, como afirmar que o que se divulga hoje no movimento espírita brasileiro e exportado para o exterior não é joio ao invés de trigo? O sábio Santo Agostinho não cansou de bater nesta tecla e mesmo assim o movimento espírita da atualidade finge ignorar a responsabilidade que assume ao divulgar teorias errôneas, opiniões pessoais como se fossem princípios doutrinários.

CENTRO ESPÍRITA, UMA ESTRUTURA SOCIAL HUMANA!

          Sendo o Centro Espírita uma estrutura social humana, embora com ascendente espiritual, insere-se que ele faça parte – e o faz – da sociedade dos homens. Está, portanto, na dinâmica de relacionamento dos seres que vivem em coletividade. Não basta frequentar um Centro Espírita para tornar-se Espírita. É preciso aprender na teoria e vivenciar na prática. Essa conjugação deve ser propiciada pelo Centro Espírita dentro de sua organização e também para fora desta. - O Centro Espírita que se isola da sociedade não participando das problemáticas desta, tende a se distanciar dos interesses da mesma, pois não estará colocando o Espiritismo ao nível das aspirações humanas.
Nota
- Temos visto Centros Espíritas insistirem em se colocar numa atuação intramuros, desvinculados até mesmo da rua em que se localizam, completamente alheios à comunidade que os envolve. Erro fatal para divulgação da própria Doutrina Espírita, que dirá para o esclarecimento do ser humano!
(Fonte: Marcus A. De Mario)

Fale Conosco pelo e-mail: alexbarocha@hotmail.com - COPYRIGHT: 2015 / 2017.

Você que é ESPÍRITA, adquira o livro  abaixo e leia-o atentamente; é muito importante que: questione, concorde, discorde, critique, elogie, e auto se analise.

Livro: ESPIRITISMO! O GRANDE DESCONHECIDO DOS ESPÍRITAS. = Autor: J. Herculano Pires

TOPO